sábado, 20 de fevereiro de 2010

ESTÉTICA

Depois dos aspectos fundamentais que estão ligados à horticultura e que são a base para que a nossa árvore se mantenha saudável vem a parte estética onde se procede a transformações de maneira a dar um aspecto artístico equilibrado com o intuito de criar um quadro vivo.

O artista que pinta uma paisagem, capta um panorama e coloca-o num pequeno espaço da tela. Num bonsai a situação é em tudo idêntica vai-se tentar reproduzir em miniatura as árvores que encontramos na natureza em tamanho real.

FATORES ESTÉTICOS

A composição da árvore como um todo.
Seja uma árvore individual ou um conjunto de árvores, a composição geral terá de parecer natural e ser agradável à vista. Existem regras, as mesmas não terão de ser estritamente seguidas e o quebrar de algumas pode tornar a nossa árvore ainda mais agradável com o nosso toque pessoal. Uma árvore com uma boa apresentação é essencial para conquistar qualquer admirador, mesmo aquele que nada entende de bonsai.

A linha e a forma
A linha e a forma são a essência da composição bonsai.
A linha baseia-se em estilos básicos por exemplo, estilo vassoura, varrido pelo vento, cascata, erecto informal etc. O estilo básico que vamos dar à nossa árvore baseia-se em estilos pré-concebidos no entanto a criatividade do bonsaísta terá um papel predominante na linha e formas a dar.
Vamos imaginar que a linha de um bonsai é um esqueleto, falta qualquer coisa, e o que falta é a carne. À carne vamos dar o nome de forma, ou seja a forma é todo o conjunto de ramos e folhas que preenche o delineamento da árvore. A forma é o conjunto de ramificação assim como a densidade dos tufos de folhagem e refinamento sendo estes elementos os contribuintes da forma geral da composição.

O centro da atenção
As árvores que têm no seu aspecto algo mais invulgar tornam-se facilmente o centro da atenção. Basta pormenores muito simples como uma curva mais estranha, ou uma grande área de madeira morta raízes expostas ou agarradas a pedras enfim uma série de situações que se tornam o centro da atenção num exemplar.

O equilíbrio e a harmonia
O equilíbrio e a harmonia nem sempre é fácil de exprimir pois é um sentimento próprio de cada pessoa e será instintivo. Uma obra de arte estará incompleta se não tiver equilíbrio e harmonia o mesmo se passa com o bonsai. Passa pela apresentação do tronco, disposição delicada dos ramos assim como pelo vaso em que o tamanho da árvore e grossura do tronco terão de ter uma harmonia quanto mais equilibrada melhor de maneira a que a composição tenha um aspecto perfeito sem falhas.


A escala de composição
As sensações que possamos ter ao admirar uma árvore vão sempre ao encontro duma ilusão que sendo perfeita mostra-nos uma árvore real mas em miniatura. A proporção dos diversos elementos que compõe a composição são factores valiosos para que possamos ter uma árvore de qualidade. Basta olharmos para o tronco de uma árvore na natureza e ficamos a saber se é nova ou velha. Um bonsai não precisa ter fisicamente grande para dar a sensação de árvore velha e grande. A proporção dos elementos se for habilmente desenvolvida vai criar essa sensação desejada. Os troncos grossos, curtos e vergados com tufos de folhagem muito pesados dão-nos a ilusão perfeita de uma árvore velha.


Perspectiva e profundidade
Olhando o bonsai devemos ter a sensação que estamos a olhar para uma árvore verdadeira. A disposição dos ramos da frente e de trás terão de estar harmoniosamente colocados de forma a termos essa visão a três dimensões. Os ramos da parte traseira da árvore terá de ser mais compacta de forma a que a profundidade seja o mais perfeita possível apesar de muito limitada pelo tamanho do bonsai.

O movimento
Um bonsai não é um dançarino mas, a forma como foi desenhado e formado podem sugerir movimento. Uma curva ligeira, uma simples ondulação no tronco ou até a inclinação de um ramo será o suficiente para dar a sensação que a árvore está viva e tem movimento.


O tronco
Esta é a primeira coisa em que se repara quando admiramos um bonsai. A sua forma deverá ser cónica estreitando-se gradualmente desde a base até ao topo.

As raízes
Para que um bonsai seja de boa qualidade as raízes devem estar visíveis e radialmente distribuídas à volta do tronco devendo principalmente as da frente ter um aspecto agradável.

Os ramos
Estes deverão começar a um terço do tronco a contar da base sendo que o primeiro ramo deverá ficar à esquerda ou direita, o segundo ramo ligeiramente acima deste do lado oposto formando um ângulo de cerca de 120º. O terceiro ramos deverá ficar situado na parte de trás de forma a criar perspectiva. Deverão os restantes ramos continuar a estar dispostos radialmente até ao topo da árvore.

Abreços.

Um comentário:

  1. Olá! Sou um iniciante tb na arte do bonsai, e quero deixar um link do meu fórum para vcs visitarem. Abçs e boa sorte!

    http://bonsaizen.forumais.com/

    ResponderExcluir