segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Critérios Básicos Sobre Bonsai

Critérios Básicos

O Tronco – Constitui a base da árvore e está em consonância com a espécie e o estilo do bonsai proposto. O tronco dá ao bonsai elegância e robustez. Deve-se sempre escolher árvores que tenham o melhor tronco, isto é, afunilando de baixo para cima, com boa distribuição de galhos.

As Raízes - Da mesma forma que uma casa precisa de uma boa fundação, o bonsai necessita de uma estrutura radicular bem definida, disposta radialmente e se possível, com boa parte visível ao nível do solo. Uma boa distribuição de raízes não apresenta cruzamento de nenhuma raiz ao nível do solo.

As raízes fazem parte do tronco e devem estar distribuídas radialmente ao nível do solo, isto dá à planta a impressão de árvore poderosa e bem ancorada. Nesse caso, são chamadas de “Nebari”.

Os Galhos – Embora seja o tronco quem dê ao bonsai sua força visual, são os galhos que dão graça e beleza à árvore. Eles devem obedecer a alguns padrões para tornar a árvore equilibrada. O espaçamento entre eles, por exemplo, não deve ser uniforme: isso pareceria artificial.

É de fundamental importância a disposição dos galhos de um bonsai. O ideal é que o primeiro galho esteja localizado a, aproximadamente, um terço da altura da árvore, e os demais nos dois terços restantes. A parte frontal deve possibilitar ao observador visualizar toda a estrutura do tronco.

O Vaso – Deve reforçar de maneira sutil, mas não dominadora, o impacto visual provocado pela árvore. O vaso deve ocupar cerca de 20% a 40% do volume total, de modo que fique um conjunto equilibrado. A forma do vaso ou bandeja deve se integrar à forma da árvore, um complemento que reflita o meio de crescimento da mesma. Uma árvore com forma geométrica requer um vaso retangular, quadrado ou hexagonal, enquanto que uma planta com formas suaves e arredondadas se verá melhor em um vaso com formas ovais ou redondas.

O Ideal é que a largura do vaso seja, aproximadamente, igual à extensão dos galhos e a altura ou profundidade do vaso igual à largura da base do tronco (isso não é uma regra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário